Câmara Municipal de Delmiro Gouveia - Alagoas





Notícia

30/04/2020

Secretários de saúde e de finanças participam de sessão por videoconferência e são questionados sobre ações de combate a Covid

Ascom CMDG



Na quinta-feira (30), a Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia realizou mais uma sessão ordinária virtual, que contou com a presença dos secretários de saúde e finanças, Petrúcio Vanderley e Fábio Sarmento, respectivamente. Os representantes da gestão municipal foram ao plenário para falar sobre as ações que estão sendo realizadas no combate a Covid-19, em solicitação da vereadora Fabíola Marques.

 

A parlamentar, que abriu o rol de perguntas, solicitou ao representante da pasta da saúde, detalhamentos sobre o que o município vem realizando, abordando questões como a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) aos profissionais da saúde, tratamento de possíveis casos da doença no município e o como estaria o tratamento de pessoas com câncer em Maceió. Fabíola também esboçou sua preocupação as finanças municipais devido aos gastos com a pandemia.

 

"Sei que muitas ações estão sendo realizadas, mas precisamos dos detalhes de como estão sendo aplicados os recursos e, por isso, convoquei também o secretário de Finanças. A minha preocupação é que haja um colapso financeiro, uma vez que o orçamento que aprovamos na Casa Legislativa em 2019 para o exercício de 2020 está invalidado devido a pandemia. Agradeço aos secretários que se dispuseram a estar conosco, mesmo que de forma digital. Estarei acompanhando as atividades para que o nosso município não venha a sofrer ainda mais com os efeitos desse vírus que tem ceifado tantas vidas em todo o mundo", falou a vereadora.

 

Os parlamentares presentes também fizeram indagações que foram esclarecidas sobre barreiras sanitárias, abertura do comércio, entre outras. Os secretários realizaram os esclarecimentos necessários e o presidente Ezequiel de Carvalho Costa (Kel), agradeceu a presença.

 

"A prefeitura está de parabéns nas ações realizadas de combate a esse vírus e que graças a Deus não chegou ao nosso município. Agradeço a presença dos secretários Petrúcio e Fábio pelos esclarecimentos tão pertinentes", falou.
Em seguida, foi realizada a votação da pauta, com a aprovação do requerimento do vereador Enoque Batista, solicitando a suspensão dos cortes de água pela Casal, em virtude da pandemia, uma vez que muitas pessoas estão sem renda. "Vemos que as pessoas não estão tendo nem o que comer, quanto mais pagar as contas de água, então eu solicito ao governador que suspenda esses cortes", falou.

 

Os vereadores Geraldo Xavier, Júnior Lisboa e Pedro Paulo manifestaram preocupações com relação ao Projeto de Lei do Executivo, que dispõe sobre a concessão de reajuste aos servidores públicos da rede municipal de educação. Devido a falta do estudo do impacto financeiro que não foi anexado pela gestão, o projeto não pôde ser enviado às comissões para emissões de parecer.

 

Os parlamentares ressaltaram que caso não seja votado ainda esses dias poderá sofrer os impactos do PL do governo federal que veta os reajustes em todo o país. "Nossa preocupação é que o projeto do governo federal seja aprovado e não tenhamos como realizar esse reajuste aqui no município, tendo em vista que a categoria já teve perdas de cerca de 38% de reajustes salariais ao longo dos anos", enfatizou Pedro Paulo.

 

"Solicitamos que seja realizada uma sessão extraordinária sem remuneração, para que possamos realizar essa votação para a categoria", falou Júnior. Geraldo também ressaltou a importância da votação, colocando ainda a necessidade da aprovação do reajuste da Guarda Municipal.

 

Pedro Paulo ainda falou sobre a falta de regulamentação na abertura do comércio, diante do seu Projeto de Lei que solicita a implantação de normas para funcionamento de estabelecimentos comerciais, financeiros eindustriais no âmbito do município, durante o período da pandemia da covid-19 e dá outras providências.

 

Na reunião, o presidente Kel enviou para o jurídico da Casa uma denúncia realizada por Tony Clóves, que solicita o afastamento do prefeito Eraldo Joaquim Cordeiro por improbidade administrativa.


 



Câmara Municipal de Delmiro Gouveia - Alagoas
Trv. Luiz Carlos Cavalcante de Lima, 04
CEP: 57.480-000
Fone: (82) 3641-3175
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 07h às 13h