Câmara Municipal de Delmiro Gouveia - Alagoas




Interlegis - Legislativo Moderno e Integrado Webmail

Notícia

16/05/2019

Aprovado PL que prevê transmissão ao vivo das licitações do Executivo e Legislativo

Ascom CMDG



Na sessão do dia 16 de maio, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei de autoria do vereador Enoque Batista que prevê a transmissão ao vivo e via internet das licitações dos Poder Executivo e Legislativo. A proposição foi aprovada por unanimidade pelos vereadores Marcos Costa, Kinho, Cacau Correia, Casagrande, Geraldo Xavier, Júnior Lisboa e Fabíola Marques.

 

De acordo com Enoque, o projeto tem como objetivo ofertar mais transparência aos procedimentos licitatórios. "Este Projeto de Lei vem para dar maior transparência aos processos licitatórios, tendo em vista o atual quadro de denúncias que passa o Executivo. O documento engloba ainda a transmissão das licitações do Legislativo, dando maior transparência a esse ato. O dinheiro público é do povo e o cidadão tem o direito de ter acesso a essa informação, que respeita o princípio da publicidade, como consta na Constituição Federal", falou.

 

Do parlamentar, ainda foi aprovada a indicação que solicita a reforma do ginásio de esportes do Bairro Novo. "Esperamos que o gestor tome providências porque aquele ginásio é de muita utilidade para a comunidade", ressaltou Enoque.

 

Durante a reunião os parlamentares receberam a visita da representante do CREAS, Eziane Samara, e do CAPS, Valéria. Eziane falou sobre a campanha de combate ao abuso de crianças e adolescentes, que tem como dia o de luta o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. "Estamos no mês de combate nacional e nós do município não ficamos de fora. Nosso objetivo é conscientizar e mobilizar a comunidade sobre essa temática, especialmente na ação desse dia 18, quando serão distribuídos panfletos com os tipos de abuso e como denunciar", falou Eziane.

 

Valéria, do CAPS, falou sobre o dia 18 de maio como sendo também a data da luta nacional antimanicomial. Ela relembrou o trabalho realizado pelo médico Gaudêncio e o legado deixado sobre o tratamento de pessoas com transtornos psíquicos. "Antigamente as pessoas que tinham os transtornos iam para os manicômios, era uma exclusão da sociedade. Não tínhamos esse reconhecimento de que por trás da loucura tem um ser humano, uma pessoa que precisa de cuidados. O Dia da luta antimanicomial é uma vitória e tem um grande significado; é um estímulo ao viver", enfatizou.

 

Ao ouvir as coordenadoras, o presidente Kel ressaltou que a Casa Legislativa está de portas abertas para a exposição do trabalho realizado pelas entidades. Durante a sessão ainda foi aprovado o Projeto de Lei do vereador Casa Grande, que dá nome de Lindaura Maria Gomes à praça do centro do distrito de Sinimbú



Câmara Municipal de Delmiro Gouveia - Alagoas
Trv. Luiz Carlos Cavalcante de Lima, 04
CEP: 57.480-000
Fone: (82) 3641-3175
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 08h às 14h