Câmara Municipal de Delmiro Gouveia - Alagoas




Interlegis - Legislativo Moderno e Integrado Webmail

Notícia

22/03/2018

Parlamentares aprovam requerimentos em favor da comunidade e falam da importância do Dia da Água

ASCOM CMDG
Renato Nunes

Renato Nunes

Durante a sessão da quinta-feira (22), os vereadores delmirenses aprovaram requerimentos em favor da comunidade. As proposições foram de autoria do vereador Pedro Paulo, que contemplou os bairros Pedra Velha, Bom Sossego e Eldorado.
Na reunião, Pedro Paulo lembrou o Dia Mundial da Água e da importância do Rio São Francisco para as cidades sertanejas. Ele lembrou a degradação que o rio vem sofrendo e da poluição, que tem causado enormes transtornos, como a proliferação de baronesas, uma planta aquática típica de águas com alto teor de poluição.

O vereador ressaltou que é preciso acordar para a preservação do Velho Chico. "Precisamos dar as mãos em defesa do Rio São Francisco, em defesa da vida, porque se o rio morre, morre toda a região. O pedido de socorro é nítido e precisamos nos unir. Quantos gritos ainda serão necessários? Quando vamos acordar?", falou Pedro.

Ele lembrou ainda do plano de privatização da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), dizendo que se houver a privatização da empresa, haverá a privatização do rio, da água e da vida. "É preciso sair da nossa zona de conforto, do comodismo e começarmos a defender nosso manancial, fruto da nossa existência e das novas gerações", ressaltou.
Falou sobre a falta de saneamento básico e água para a maior parte da população mundial, explicando que o líquido tem sido barganha de voto no semiárido alagoano por meio de carros-pipas, ação que ele enfatizou precisar ser combatida. "Quando a sociedade nos colocou aqui é para sermos os porta-vozes dos que não têm voz e nós precisamos fazer alguma coisa urgentemente", falou Pedro.

O vereador Enoque Batista falou sobre uma visita que realizou nos povoados Gangorra e Juá a disse estar muito triste com a situação do Rio São Francisco, que está sofrendo muito com a proliferação das baronesas. "Precisamos fazer algo pela população ribeirinha, para que não sofram tanto. A pesca e a irrigação está prejudicada e, inclusive, estão tomando água contaminada", falou Enoque.

Ainda estiveram presentes à reunião o presidente Ezequiel de Carvalho Costa (Kel), Marcos Costa, Francisco de Assis Pereira de Sá (Kinho), Geraldo Xavier, Raimundo Valter Benício (Casagrande), George Lisboa Júnior e Carlos Roberto Cacau Correia da Silva.



Câmara Municipal de Delmiro Gouveia - Alagoas
Trv. Luiz Carlos Cavalcante de Lima, 04
CEP: 57.480-000
Fone: (82) 3641-3175
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 08h às 14h