Câmara Municipal de Delmiro Gouveia - Alagoas




Interlegis - Legislativo Moderno e Integrado Webmail

Notícia

08/03/2018

Câmara homenageia mulheres da comunidade que realizam trabalho voluntário

ASCOM CMDG


Dia da Mulher Galeria de fotos

A sessão comemorativa realizada na Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia pelo dia 8 de março homenageou as mulheres da comunidade que fazem trabalho voluntário. Moradoras da Vila 25, Vila Vitória e Ponto Chique estiveram presentes à reunião e foram lembradas pela ajuda ao próximo, especialmente das comunidades mais carentes.
Na abertura da solenidade, o presidente Ezequiel de Carvalho Costa (Kel) saudou a todos, ressaltando que era uma alegria celebrar a data pelo segundo ano em que está à frente da presidência. "Para mim é uma alegria celebrar essa data e prestar essa homenagem a essas mulheres guerreiras", frisou.

Em seguida a vereadora Fabíola Marques falou sobre a trajetória de luta das mulheres ao longo da história e da homenagem da Casa Legislativa. "Homenageio cada uma delas, das mulheres do povo, que muitas vezes não sabemos como é seu rosto, como se chama, como vive, mas conhecemos o resultado da sua entrega, do seu trabalho. Elas estão em todos os espaços, elas desenvolvem todo tipo de ajuda, não medem esforços para estender as mãos, não temem obstáculos ou adversidades. Estas mulheres fazem o bem, praticando o voluntariado sem nada receber em troca, sem nada ter nas mãos a não ser um coração cheio de amor e renúncia", destacou a vereadora.

O vereador Geraldo falou sobre as conquistas das mulheres na sociedade paternalista. "A mulher vai se firmando através das suas competências e hoje são inúmeras as conquistas dessas bravas guerreiras. O dia de hoje simboliza a luta e as vitórias de cada uma de vocês e não existe sexo frágil quando falamos em desenvolvimento humano", frisou Xavier, ressaltando que a mulher deve estar aonde ela quiser. O parlamentar Raimundo Valter Benício (Casagrande) também fez a sua homenagem explicando que as mulheres são grandes companheiras e de grande importância para todos. "O homem não é nada sem a mulher".

O vereador Enoque Batista pediu uma salva de palmas para as mulheres presentes no plenário, afirmando que apesar das dificuldades elas ainda estão na luta. Ele leu um poema em homenagem e falou que a melhor maneira de se comemorar o dia da mulher é trabalhando pelas mulheres. "Temos que levantar o nosso pensamento e nossa voz e somarmos juntos às mulheres do mundo inteiro e lutar para que a mulher tenha melhor saúde, melhor educação e fazer projetos para melhorar a vida delas", ressaltou.

Para Pedro Paulo, o dia 8 de março não é dia de se comemorar apenas, é um marco que exige a efervescência da mulher na luta permanente na defesa dos seus direitos. "Não temos muito a comemorar. Vivemos em um país de extremos retrocesso, onde os direitos das mulheres vêm sendo ceifados", enfatizou. Ele falou da eleição de uma mulher presidente que sofreu discriminação por ser mulher. "Ela foi cassada injustamente e junto foi cassado um conjunto de direitos que foi conquistado através de muita luta. É preciso sair do comodismo, do egoísmo, da pequenez, somente na luta organizada é que faz a mudança acontecer. Esse não é um momento de se comemorar, é um momento de muita reflexão e exige de vocês a participação efetiva na luta. Mais mulheres precisam vir fazer parte desta Casa", frisou o vereador.

O vereador Carlos Roberto Cacau Correia da Silva falou sobre algumas bravas mulheres da história ressaltando que não deveria ter apenas um dia para a mulher. "Todos os dias deveriam ser dedicados ao ser humano, deveríamos esquecer o lado feminino ou masculino. A nossa sociedade machista tem criado diversas condições que menosprezam as mulheres e nós temos que marcar essa data de hoje para guardar como marco das coisas que não venham a acontecer".

O vereador Francisco de Assis Pereira de Sá também prestou sua homenagem. "Sem as mulheres a vida não teria colorido e nem encantos. As mulheres são a encarnação de tudo que há de mais belo", frisou. Os discursos foram encerrados pelo vice-prefeito Gabriel Varjão. "Hoje é o dia de celebrar , não somente o dia, mas todo o mês de março. Celebrar a mulher valente, a guerreira. As mulheres marcam nossas vidas e merecem desde sempre a nossa homenagem", enfatizou.

O presidente Kel encerrou a sessão agradecendo à vereadora Fabíola pela indicação da sessão em homenagem ao dia da mulher e parabenizou as colaboradoras da Casa pelo trabalho prestado. Ainda estiveram presentes à sessão o vereador Marcos Costa; a presidente da Associação Beneficente Nossa Senhora do Rosário, Flávia Hermínia; a presidente do Conselho da Mulher Gislaine; a presidente do Grupo da Melhor Idade, Janeide Carvalho; a esposa do presidente Lêda; a presidente do GLAD, Ana Moura; a empresária Jacira Carvalho; a diretora da Escola Beabá Edna Pinto; o diretor de fiscalização dos municípios do Tribunal de Contas, Valdo Sandes e a imprensa local.



Câmara Municipal de Delmiro Gouveia - Alagoas
Trv. Luiz Carlos Cavalcante de Lima, 04
CEP: 57.480-000
Fone: (82) 3641-3175
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 08h às 14h