Câmara Municipal de Delmiro Gouveia - Alagoas





Notícia

15/04/2013

Valdo Sandes é empossado prefeito de Delmiro Gouveia

ASCOM/ CMDG
Valdo presta juramento
Valdo presta juramento
Vereador Cacau assume a presidência da Casa Legislativa
Vereador Cacau assume a presidência da Casa Legislativa

A sessão extraordinária realizada na Câmara Municipal de Delmiro Gouveia na manhã desta segunda-feira (15) marcou a posse do presidente da Casa Legislativa, Valdo Sandes, como prefeito interino. A galeria ficou lotada de populares, que fizeram questão de presenciar mais um momento marcante na história política do município.

A reunião contou com a presença dos 11 parlamentares e foi presidida pelo 1º vice-presidente, Carlos Roberto Cacau Correia, que agora ocupa o cargo de presidente até o retorno de Valdo às atividades no Legislativo. Com a ida de Valdo para o Executivo, o suplente Ezequiel Carvalho Costa (Kel), foi empossado vereador.

Ao iniciar a sessão, Cacau ressaltou o papel desempenhado pelos vereadores, relembrando que a Câmara já havia vivenciado este momento anos atrás e que os vereadores cumpriram o seu papel. "Estamos aqui mais uma vez honrando com a nossa responsabilidade e obrigação. Peço a Deus proteção para que a nossa cidade e o nosso povo não sofram nenhum transtorno e que se orgulhem dos vereadores que elegeram na última eleição", falou o presidente.

Em seu discurso, Valdo reafirmou o compromisso com a população. "Estamos cumprindo uma determinação judicial e não sei quanto tempo ficarei como prefeito, mas reforço que estarei trabalhando por Delmiro com responsabilidade, para que possamos ofertar um bom serviço à população. A minha principal meta é manter o diálogo com a sociedade de forma democrática e transparente, para que a vontade do povo seja de fato concretizada".

Após os juramentos de Valdo e do vereador Kel, os parlamentares Francisco de Assis (Kinho), Pedro Paulo e Edvaldo Nascimento se dirigiram à tribuna para parabenizar o novo prefeito. Kinho desejou ao colega boa sorte e que ele desenvolva um trabalho à frente da Prefeitura voltado para o social. "É com muita alegria que dou posse a Valdo Sandes. Espero que ele faça um trabalho voltado pelo social porque a cidade não precisa só de asfalto", retrucou o vereador, revelando que a partir de hoje será oposição à administração de Lula Cabeleira, caso ele volte a ocupar o cargo de prefeito. A revelação foi aplaudida pelo público presente.

O vereador Pedro Paulo enfatizou que a posse de Valdo demonstra que a Justiça está sendo colocada em prática no município. "Estamos vivenciando um momento ímpar na história do município porque podemos perceber que a Justiça finalmente está sendo colocadas em prática no nosso município, cumprindo as suas prerrogativas legais. Esta posse não é apenas a retirada do prefeito, mas de alguém que não representa os anseios reais da população. Parabéns Valdo, que você possa conduzir o Executivo com o mesmo zelo que vem administrando esta Casa", disse.

Em sua explanação, o vereador Edvaldo Nascimento fez um histórico sobre os fatos que conduziram Valdo Sandes ao cargo de prefeito e enfatizou ainda a importância do trabalho do colega caso haja a necessidade de uma nova eleição no município. "Espero que a decisão proferida pelo Juiz de Delmiro Gouveia, que cassou o mandato de Luiz Carlos Costa e Eliziane Costa, seja ratificada pelo TRE e TSE e que os aos mesmos não seja concedida a liminar. Espero, Valdo, que você tenha consciência de que sua condição é primordial para que se tenha um processo eleitoral pacífico, caso seja necessário, em que a vontade popular seja soberana", disse Edvaldo.

O presidente Cacau reforçou que dará continuidade ao trabalho desenvolvido por Valdo na presidência da Câmara Municipal. "Estarei mantendo o trabalho que vem sendo desenvolvido por Valdo porque entendo que esta é uma situação temporária", falou.

Decisão - A posse de Valdo Sandes como prefeito é fruto da decisão do Juiz Eleitoral José Eduardo Nobre Carlos, que afastou Luiz Carlos Costa e a sua filha, Ziane Costa, do comando da Prefeitura. A decisão foi proferida em virtude de Ação de Impugnação de Mandato Eletivo impetrada pelo candidato que ficou em segundo lugar no pleito de 2012, Eraldo Joaquim Cordeiro.
O presidente ficará no cargo de prefeito até a realização de novas eleições, caso o recurso interposto por Luiz Carlos Costa e sua vice Ziane seja negado. Valdo foi oficiado para assumir interinamente a Prefeitura durante a sessão do dia 11, mas precisava cumprir o prazo regimental para a convocação dos vereadores para a sessão extraordinária.

 

 



Câmara Municipal de Delmiro Gouveia - Alagoas
Trv. Luiz Carlos Cavalcante de Lima, 04
CEP: 57.480-000
Fone: (82) 3641-3175
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 07h às 13h